Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

.Cabelos no inverno

Cabelos no inverno

O inverno está aí e por mais que o clima esteja oscilando bastante, as baixas temperaturas muitas vezes vêm visitar o nosso dia a dia. Com a correria do mundo moderno, às vezes não prestamos a atenção nos detalhes e esquecemos de tomar cuidado com algumas partes do corpo que a princípio passam despercebidas, mas que causam um estrago no visual quando não estão boas e saudáveis. Você já parou para pensar em como seu cabelo reage ao frio? E como cuidar dessa importante peça com um clima tão instável? A Moda Brasil consultou vários especialistas e preparou aqui pequenas dicas que vão ajudar a minimizar os danos causados por essa estação do ano que ao mesmo tempo em que deixa todos mais chiques, também agride bastante o nosso organismo.

O primeiro cuidado que deve ser tomado está ainda no momento da lavagem do cabelo durante o banho – que não precisa ser feita todos os dias. A temperatura ideal da água é importantíssima para manter a estrutura capilar e não aumentar os danos. Os especialistas são categóricos em afirmar que não devemos utilizar água quente! O ideal é lavar os cabelos com água morna, já que com essa temperatura, a oleosidade natural (e necessária) fica preservada garantindo proteção e brilho aos cabelos. Os dermatologistas explicam que a água muito quente cria um aspecto ressecado às fibras capilares já que elas ficam sem a lubrificação natural produzida pelo couro cabeludo. Com isso, o organismo reconhece essa ausência de oleosidade e intensifica a produção do lubrificante natural; ou seja, ao mesmo tempo que os cabelos tendem a ficar ressecados, em um curto prazo de tempo ficam muito oleosos – uma verdadeira e literal confusão nas cabeças!

Outra dica importante é não sair de casa sem secar muito bem o cabelo. Em muito casos, só a toalha não adianta e o uso do secador vira o grande trunfo das mulheres de madeixas longas ou volumosas. Nesse caso a atenção deve ser redobrada! Evite o jato de ar quente. O princípio é o mesmo da água em altas temperaturas, só que essa situação é ainda mais grave já que além de retirar em excesso a oleosidade, ajuda a deixar os fios mais frágeis e fracos (facilitando a quebra dos mesmos). A solução para esse caso é aplicar cremes termo ativados antes de iniciar o processo para proteger seus cabelos dos danos do secador.

Muitos especialistas aconselham ainda que se faça hidratação ao menos uma vez por semana. O processo reestrutura e fortalece as madeixas deixando-as com aspecto saudável, garantindo brilho e força. Evite também abafar o couro cabeludo usando gorros, chapéus ou capuzes em excesso. Esses acessórios estimulam ainda mais a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que pode trazer como consequência o aparecimento de fungos, bactérias ou até mesmo da caspa.

Com esses pequenos cuidados, você garante não apenas cabelos saudáveis, mas também um look irresistível, pronto para seduzir e ser motivo de inveja daquelas que não se preocupam em valorizar um aparte tão importante do rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário